Curta a página do QLA no Facebook

1 de fev de 2012

Consagração, você realmente consegue enxergar que precisa disso?

Em silêncio te admiro, com palavras te adoro, com o meu ser te oferto o que sou Jesus! Minha definição de consagração diária!

CONSAGRAÇÃO by http://fabiobolzan.com

        Por definição, consagração significa separar-se, dedicar-se, santificar-se para Deus. Deus nos chama à consagração, Ele está buscando homens e mulheres que se consagrem à Ele para que Ele possa usar.
         Ao olharmos para a Palavra de Deus, encontramos Samuel, um exemplo maravilhoso de consagração, servindo ao Senhor desde a juventude: 


( 1 Samuel 1:9-11 )

9 Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do SENHOR, Ana se levantou 10 e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao SENHOR. 11 E fez um voto, dizendo: “Ó SENHOR dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.
            Ana não podia ter filhos, e por conta disso fez um voto ao Senhor. Se ela pudesse gerar um filho, o consagraria a Deus por todos os dias da sua vida. Começando pelo exemplo de Samuel, e indo até Jesus o maior exemplo de consagração, gostaria de compartilhar alguns princípios:

Quando Você se Consagra, É Para Toda a Vida.

        Ana foi fiel à sua promessa da mesma forma que o Senhor foi quando respondeu ao seu pedido, e então ela o entregou ao serviço do Senhor por todos os dias de sua vida.
        Muitos de nós, ao contrario do exemplo de Samuel, temos sido inconstantes em suas decisões, entregando-se e voltando atrás. Consagração implica em uma decisão firme e permanente, entrega por todos os dias da vida, não é hoje sim e amanhã não.


A Túnica de Linho ( Samuel 2:18 ).


        Este é o segundo aspecto que caracteriza a verdadeira consagração a Deus. A Túnica Linho é a veste específica para os sacerdotes a quem o Senhor chamou, os que se consagram. 
       Será que você já tem esta vestimenta? Não se trata de uma vestimenta externa, na aparência, mas de uma veste espiritual, um modo de vida que glorifica a Deus, e que onde quer que você vá leva a Glória de Deus sobre a sua vida. Quando você se consagra, a unção de Deus fará a diferença na sua vida. 


Constante Crescimento espiritual ( I Samuel 2:26 ).

       Quando você se consagra a Deus, cresce. Crescimento espiritual e frutos para Deus são sinais de consagração, ao passo que estagnação, decadência espiritual e uma vida sem frutos demonstram uma vida espiritual morna.
       Samuel crescia em graça diante de Deus e dos homens, por causa de sua santidade e da separação diante de Deus.

Ouvir a Voz de Deus.

        A Bíblia diz em Hebreus 12:14 que sem santidade ninguém verá o Senhor. Devido à sua consagração, Samuel vivia em santidade em com isso foi capaz de ouvir a voz de Deus o chamar, o que ele atendeu prontamente, dizendo : Eis-me aqui!
       Deus quer nos usar, quer fazer de nós instrumentos de benção na terra, mas para isso é necessário que sejamos homens e mulheres santos, capazes de ouvir a voz de Deus, para então obedecê-lo, deixando-nos ser usado por Ele. É necessário que a vida de consagração seja uma decisão firme todos os dias de nossa vida, seja algo natural e espontâneo dentro de nós, e para isso, três aspectos devem ser levados em consideração:


Consagração é por amor.

       A decisão de consagração é uma atitude decorrente do amor para Deus, algo que brota espontaneamente no coração daqueles que desejam agradar ao próprio Deus, reconhecendo-o e correspondendo ao Seu amor. Não é por peso ou por obrigação, mas por uma decisão pessoal que produz alegria. 
      A Palavra de Deus em nenhum momento expressa obrigação, pois Deus respeita o poder de decisão que ele entregou a cada um, porém, ao dizer …”tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”…, atesta que cabe ao homem o poder de optar por aquilo que é conveniente ou não. Porque eu amo a Deus, eu me separo para Ele, e me separo daquilo que não é conveniente.

Consagração é como um casamento.

        A Bíblia nos apresenta como a “Noiva de Cristo”, e nos chama a nos santificarmos, como preparação para este casamento. Toda noiva quer se preparar da melhor forma para seu casamento, motivada pelo amor que ela tem pelo seu noivo. 
        Jesus, ao subir naquela cruz demonstrou a maior, mais profunda e verdadeira expressão de amor por nós, e ali estabeleceu uma aliança eterna conosco. Quando somos capazes de contemplar a cruz de Jesus e a sua entrega por nós, brota em nosso coração o amor de Deus, e movido por esse amor, passamos a desejar fazer aquilo que agrada ao noivo, fazer de tudo para agradá-lo. 
Como todo casal, com Ele somos um, e aquilo que faço para Ele faço para mim mesmo.

Jesus, o maior exemplo de consagração e amor.

       Somos alvos da maior história de amor de todos os tempos. A expressão de amor de Jesus por nós naquela cruz supera qualquer sentimento e atitude que alguém possa ter por amor. Ele deixou tudo o que tinha por amor, abriu mão te tudo por amor, e nos deu tudo o que tinha de mais precioso por amor. 
       Jesus nos deixou o maior exemplo, nos ensinou o quanto vale a pena estar consagrado para fazer a vontade de Deus. Por causa de sua consagração ele conquistou tudo por nós, e recebeu em troca o maior nome, a maior honra, a maior autoridade.


Deus te abençoe sempre, Danilo M. Dias
Postar um comentário

Deixe o seu comentário